quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Projeto: Explorando contos da literatura infantil - Maternal I - Parte 2

Conhecendo diferentes variedades de galinhas


     Organizamos uma roda, em seguida, a professora apresentou diversas fotos com vários tipos de galinhas. Juntos observaram as fotos explorando as cores, tamanhos e formatos. Questionamos sobre com o que elas se alimentam e o ambiente onde vivem. Após, as crianças colocaram as fotos destes animais no painel para serem visualizadas diariamente.
 
 

 
    Após observarem as características das galinhas quanto à cor, tamanho e quantidade, cantarolamos algumas músicas como Galinha pintadinha e pintinho amarelinho.
 
  
Conhecendo o milho maduro


    Iniciamos a proposta contando a história da Galinha Ruiva, utilizando fantoches dos personagens, dando ênfase ao momento em que a galinha encontra os grãos do milho. Em seguida, apresentamos os grãos de milho maduro e a espiga, incentivando as crianças a manipularem, explorando suas características.





    Ao término da história as crianças se aproximaram querendo pegar a espiga, debulharam o milho sentindo sua textura, Maria Helena falou: “é duro profe não dá pra comer”! A professora explicou que só podemos comê-lo quando este estiver cozido.


Pintura no tecido
 
 
    Após relembrarmos a história da Galinha Ruiva, a professora apresentou as crianças uma galinha feita de tecido. Todas as crianças observaram com curiosidade. Em seguida, a professora propôs as crianças a confecção de uma galinha de tecido de cor ruiva, como a da história. As crianças manipularam as tintas marrom e vermelha observando a nova cor que surge, igual a da galinha ruiva. Na sequência, utilizando esponjas colorimos o tecido que, posteriormente, seria utilizado na confecção da galinha ruiva.

 

 
 
    As crianças realizaram a proposta com entusiasmo, experimentando novas possibilidades de pintura. Em seguida, deixamos secar para mais tarde moldarmos a galinha ruiva e preenchê-la com espuma.
 

Apresentação no Momento Cultural


     Escolhemos as músicas relacionadas com as histórias do projeto para a apresentação do Momento Cultural, como cantamos diariamente, as crianças já estavam familiarizadas com a letra e os gestos da música “Pintinho Amarelinho”.
    Sendo assim, iniciamos o ensaio durante alguns dias, Ana Júlia Pimentel motivou os amigos durante os ensaios. Ficava na frente junto com a professora realizando os gestos e cantando em voz alta.
    No momento da apresentação algumas crianças ficaram um pouco tímidas, no entanto se apresentaram, cantando e realizando os gestos, imitando a professora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário