quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Projeto: Explorando contos da literatura infantil - Maternal I - Parte 1

Justificativa:

    Com a chegada de crianças novas na turma no segundo semestre, sentimos a necessidade de elaborar um projeto que, ao mesmo tempo, viesse a contribuir para a integração dessas crianças ao grupo e explorasse o faz de conta, já que a turma demonstra grande interesse pelas histórias.
    Sabe-se que o faz de conta é uma das formas de a criança explorar o que vivenciou, procurando entender o que aconteceu ou como as coisas se dão, tanto afetiva como cognitivamente. Ao contar uma história, é possível perceber os diferentes níveis de emoção e participação, de acordo com a idade das crianças. Segundo Costa, Silva et. al. (2005, p. 100) “no faz de conta a criança aprende a dominar regras, trabalhar suas emoções, seus medos. Ela experimenta diferentes papéis”.
    Diante disso, iniciamos a pesquisa de várias histórias da literatura infantil que viessem a contribuir com o projeto. Escolhemos elaborar o projeto a partir dos livros “A Galinha Ruiva” e “Os Três Porquinhos”. Durante o desenrolar dessas histórias poderemos trabalhar o espírito de cooperação, amizade e responsabilidade, ao mesmo tempo em que irá enriquecer a imaginação das crianças.

Situação Problema:

    De que forma poderemos utilizar as histórias como ferramentas para ampliar o conhecimento do grupo, incentivando a imaginação e o faz de conta?

Objetivo Geral:

    Incentivar a criança a explorar o faz de conta e a imaginação, percebendo o mundo como ele é, tanto concreta como simbolicamente.
 
Ações Previstas:
 
* Conhecer as histórias da “Galinha Ruiva” e “Os três Porquinhos”;
* Realizar rodas de conversa sobre as histórias, ressaltando a importância da amizade e da cooperação;
* Perceber a mensagem que ela traz, relacionando-a com as nossas ações diárias;
* Conhecer princípios como esperar, repartir, socializar;
* Confeccionar os personagens da história com materiais recicláveis, com a participação dos pais;
* Construir os personagens das histórias, através de pintura individuais e coletivas explorando as cores e texturas;
* Desenvolver a percepção espacial e sensorial, explorando as características dos personagens e objetos da história;
* Junto com a turma, elaborar uma carta pedindo a receita do bolo para a galinha ruiva;
* Fazer o bolo de milho com o auxílio das crianças;
* Trabalhar músicas diversas relacionadas ao tema;
* Realizar um passeio no sítio Rancho alegre, oportunizando o conhecimento sobre os personagens das histórias;
* Construir a casa dos três porquinhos, explorando diferentes materiais;
* Dramatizar as histórias com as crianças caracterizadas como os personagens.
 
Culminância do Projeto:
 
    Convidar os pais e familiares para virem até o CEI assistir a dramatização da história tendo como personagens as crianças caracterizadas. Desta forma, por alguns instantes, irão entrar no mundo de faz de conta, compartilhando com seu filho momentos de aventura e fantasia, percebendo a importância das histórias no desenvolvimento da criança.
 
Cronograma:
 
    De 03 a 04 meses.
 
Recursos:
 
    Materiais recicláveis, vídeos musicais, tintas, pincéis, tecidos, livros de histórias, papel contact, papel cartão, rádio, máquina fotográfica.
 
Referência:
 
    ROSSETI-FERREIRA, Maria Clotilde; MELLO, Ana Maria; et. al. Os fazeres da educação infantil. In: COSTA, Edna Ap. A. da. SILVA; Lésia M. Fernandes. et. al. Faz-de-conta, por quê?
 
 
Conhecendo a história da Galinha Ruiva

 
     Iniciamos a proposta apresentando para as crianças a história da “Galinha Ruiva”. Conforme o desenrolar da história, a professora ia apresentando os personagens galinha, gato, porco, cachorro e pato de fantoches, aumentando o interesse das crianças. No final, as crianças exploraram os animais e suas características, assim como o som produzido por eles.
 
 

 
 
  
    Na sequência, as crianças exploraram os personagens, brincaram com os fantoches, demonstrando interesse pela história. Com esta atividade as crianças aprenderam também a importância de ser solidário com os amigos quando estes solicitam ajuda.

 
Construindo os personagens da história da Galinha Ruiva

 
     Apresentamos as crianças uma galinha feita de cones plásticos construídos pelos pais na semana anterior. Todos observaram com curiosidade, depois de explorarmos suas características como olhos, bico, crista e asas, a professora questionou: “que tal construirmos mais galinhas como esta”? Todos concordaram então as crianças foram divididas em pequenos grupos e exercitaram a linguagem visual, colorindo e colando os cones, formando as galinhas.
 
Construção das galinhas pelos familiares das crianças na reunião de pais.


 
 
 
     As crianças realizaram a proposta com entusiasmo e concentração, exercitando a expressão artística na construção dos personagens da história.

Um comentário: